opinião

OPINIÃO: E agora Brasil? Polarização ou reconstrução!

Acabou a eleição, o país está quebrado. Vamos continuar buscando culpados ou soluções? Como construir uma nova realidade para a população? Os modelos usados até agora não deram resultado. Nossos Estados estão falidos e sem capacidade de investimento. A República Federativa do Brasil não existe. Temos hoje 14 milhões de desempregados, infraestrutura sucateada, economia destruída, juros exorbitantes, 28 milhões de subempregados, 63 mil mortos por ano em assassinatos e latrocínios, milhares de mortos nas filas dos hospitais, epidemia de crack destruindo as famílias, milhares de analfabetos funcionais, escolas de péssimo nível, professores desvalorizados, mal remunerados e agredidos em sala de aula. Seguindo neste caminho vamos quebrar o país mais rico do mundo por incompetência.

Não é este o país que eu quero! Esta é a hora de união em prol de um bem comum. Precisamos, apesar de todas as dificuldades, construir uma nova nação. Estabelecer prioridades e persegui-las, acreditar nas pessoas e na busca da construção de uma sociedade plural e igualitária com base no trabalho e no esforço de cada um. Não interessa em quem você votou, precisamos seguir o exemplo do Sartori, que desejou bom trabalho e sucesso ao seu vencedor, Eduardo Leite, e declarou-o como seu governador. Nosso novo presidente em seu discurso de vitória estava com a constituição na mão e garantiu que irá respeitá-la, assumindo um compromisso com a democracia e liberdade de imprensa. Duas atitudes que o partido adversário não se comprometia, pois queria fazer uma nova constituição e criar o marco regulador da mídia (censura).

Precisamos dar uma oportunidade para ele trabalhar, reunir um grupo de ministros competentes. Estabelecer metas em todos os ministérios, distribuir os poucos recursos disponíveis de forma humanitária e eficaz. Não aumentar as despesas, mas investir corretamente em planos de crescimento, sem distribuir verbas aos políticos com fins eleitoreiros ou populistas. Precisamos recapitalizar o BNDS para poder investir em infraestrutura e gerar empregos. O capital do trabalhador foi todo desperdiçado sem gerar empregos e infraestrutura no Brasil. Estas decisões erradas serão pagas com o nosso trabalho pelos próximos 15 anos.

Só um pacto pela reconstrução pode nos tirar deste círculo vicioso. Espero que todos os partidos, pelo menos uma vez, pensem na população. Na última vez que isso foi proposto, um partido foi contra. Queria o pior para o país para chegar ao poder. E deu no que deu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Por que a esquerda fracassou? Anterior

OPINIÃO: Por que a esquerda fracassou?

OPINIÃO: O que o sol faz com as flores Próximo

OPINIÃO: O que o sol faz com as flores

Colunistas do Impresso